Gostaria de compartilhar com vocês um texto que recebi pelo WhatsApp, pois me identifiquei muito com ele.
A imagem Pedrinho recebeu da Tina.
Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”.
autoria: Arnaldo Jabor
texto enviado pela amiga Tina.
Por um mundo mais humano !!!
Amara Mourige
Amara,
ResponderExcluirÉ preciso fazer algo. E isso tem que partir de cada um de nós.
Saudade do tempo em que meu medos eram banais.
Penso muito, em qual será o futuro de nossos netos.
Triste realidade.
Um lindo e abençoado dia! Beijos
Imagem linda e o texto fala do que tanto queremos! Seria tão bom tudo isso ser normal, a simplicidade sempre imperar! bjs, chica
ResponderExcluirEmocionante texto, verdade onde foi parar a nossa vida simples? com sua licença, vou linkar para o "mattiva" e para o face. Ainda sou otimista, acho que chegamos num limite de onde só podemos retornar e recuperar um pouco da magia de um mundo melhor para nossos netos.Grande abraço!
ResponderExcluirSonia
oi Amara
ResponderExcluirEu interpreto assim, vivemos prisioneiros dentro de nossas próprias casas, com muros altos e grades.
Tudo mudou e parece que para pior.
A humanidade caminha para uma estrada incerta.
bjokas =)
Como seria bom se tudo voltasse a ser como antes!...
ResponderExcluirBeiios.
Também quero e pratico e provoco...
ResponderExcluirTexto para ser repassado, pensado e praticada a mudança, a volta
* Essa imagem ficou muiiiito legal com o texto
Mil beijos de comadre, após papo no portão, pedacinho de bolo levado coberto com pano de copa bordado
Olá!
ResponderExcluirAmara, depois de ler um texto desse só nos resta ter Fé e Esperança que o Mundo Volte ao Normal!!!
É o que mais desejo para o meu Pequeno Davi!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Bom dia, Amara!
ResponderExcluirEu amo esse texto, já o tinha lido.
Realmente é algo que entristece, pois posso me considerar rica ao fazer parte dessa época. Eu e irmãs fomos educadas à respeitar mais velhos e professores (acabei me tornando uma e posso te dizer que já enfrentei muita falta de respeito).
Quando tudo se perdeu?
Quando abrimos a porta do coração para a ganância, para o TER, quando expulsamos Deus das escolas (tem um outro texto que fala sobre isso), quando paramos de conversar, quando paramos de abraçar e cumprimentar ao chegar em casa, quando paramos de sentar juntos à mesa nas refeições. Sou rica, pois vivi tudo isso e posso te dizer que sou muito grata.
O mundo tem conserto sim, mas depende de cada um. Os pais têm que educar e não pensar que "agora é assim...".
Amei a foto. O garotinho lembra o Pedrinho rsrs.
Abração esmagador e lindo dia.
Oi Amara!
ResponderExcluirAs pessoas hoje perderam a noção do certo e do errado, os valores se inverteram, onde vamos parar? Somente Deus para ter misericórdia e compaixão de todos nós!
Mas, graças a Deus, há ainda pessoas de bem, não vamos perder a fé e nem a esperança!
Muito obrigada por prestigiar nossa amiga Roselia no meu Cantinho da Prosa, foi um prazer recebê-la!
Grande beijo! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Linda partilha, também eu me identifico muito com este texto!
ResponderExcluirBjs
Este texto é sucesso na rede.
ResponderExcluirHá uma perda crescente que inconsciente alimentamos.
Cada dia mais sentimos acuados e saudosos de um tempo que não volta a nos devolver o que se perde no dia a dia.
Falta carinho, atenção e valorização do que importa.
Otima partilha Amara.
Carinhoso abraço amiga.
Bju de paz no coração
Me identifiquei tanto com esse texto! Este nosso mundo, nossa sociedade está ficando muito doente e isso me deixa muito triste.
ResponderExcluirAfinal progresso é retrocesso? Temos que voltar às origens, adotar o SER ao invés do TER. Coisas são só coisas. No final de contas o que nos traz alegria VERDADEIRA são os sentimentos, a bondade, o amor, a amizade... É por isso que me identifico tanto com a Natureza, porque ela é a nossa casa e o nosso equilibrio.
Um belo texto para nos fazer pensar na realidade, obrigada pela partilha.
Uma boa semana para você :)