Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

sábado, 6 de julho de 2013

A beleza delicada e suave da Flor de Hibisco.

Adoro chá, aprendi a apreciar essa bebida com a minha mãe.
Com esse friozinho chás quentinhos são muito bem-vindos.
 Hibisco ornamental de jardim - foto: Amara
Chá de Hibisco
Durante séculos, as pétalas das flores de hibisco têm sido usados em todo o mundo para tratar a pressão alta, doenças do fígado e câncer. Extratos da flor, contêm naturalmente poderoso anti-oxidantes chamados antocianinas, que protegem as células no corpo.

É apreciado pelo seu sabor suave e aroma agradável,sendo um dos chás mais gostosos e apreciados do mundo.
O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa - dá até para sentir aquele azedinho da fruta -, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.

Chá de Flor de Hibisco
Modo certo de fazer o chá
Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

Pronta para ir atrás da flor? Calma, tem um detalhe importante: "O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins", alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo.

Outro detalhe: o chá sozinho, você sabe, não faz milagre.
Ele deve ser associado a uma dieta. E não adianta tomar um chazinho para limpar o organismo e comer alimentos superindustrializados, cheios de toxinas.
Ler mais:
 fonte: 

 Mas, para preparar a bebida, é necessário comprar o produto desidratado ou em sache e seguir corretamente as orientações do fabricante.

Curiosidades

Hibiscos a beleza delicada, a virtude. É também conhecida com o “Mimo de Vênus“, e significa ainda em grego (Hibiscus) Deusa Ísis (egípcia), considerada a deusa da fertilidade. Feminilidade. virtude e avidez; e sugere: agarre-se à tua boa-sorte!

Na língua japonesa de flores, o hibisco significa "suave" e diz-se que tanto está ligado ao significado universal e ter inspirado o significado havaiano. Com o significado japonês de flor de hibisco pode ser dado a qualquer pessoa mais ou menos simplesmente como um belo presente, não existem fortes emoções ou questões ela simplesmente significa "suave".

A ação diurética do hibisco transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. Outro ponto positivo é que o chá de hibisco contém concentrações elevadas de flavonóides – reconhecidos como protetores contra os radicais livres.
 Amara Mourige

5 comentários:

  1. Amara até senti o gosto azedinho do chá de Hibiscos.
    Tenho uma amiga muito especial, hoje longe, mas ficou a doce lembrança das tardes em que nos sentávamos com uma xícara de chá de Hisbiscos e ficávamos longos momentos a papear!
    Bom final de semana. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Amara, lindas essa Flor de Hibisco! Desconhecia as suas propriedades medicinais. Obrigada pela maravilhosa partilha. Tenha um óptimo fim-de-semana. Ailime

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha um chá de hibisco...mesmo sendo de uma flor diferente da que vemos sempre, gostei da idéia. Amo chás! E amo essas flores lindas...bjosss

    ResponderExcluir
  4. Hoje vim te convidar a visitar o FOLHAS DE OUTONO através do Poema LENTES DO MEU OLHAR!
    Que pode ser considerado uma arte,mas que na realidade revela o movimento que tem o teu olhar.
    Peço desculpas por não poder deixar comentário,mas te espero lá para falar de vida e de lente que faz reinar a beleza da luz ...
    bjs e até minha volta recuperada !

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida amiga Amara
    Estou de volta e venho agradecer o carinho e a compreensão pela minha ausência. Deixo meu abraço recheado de saudade. O seu carinho e sua amizade é muito importante para mim. Obrigada viu? Te gosto muitoooooo!
    Beijokas com sabor de carinho e saudade
    Gracita

    ResponderExcluir