Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

domingo, 6 de janeiro de 2013

Uma história de coragem e dedicação.

Helen Keller e Anne Sullivan

Que história linda!
imagem daqui:
Helen Keller, por volta de 1912
Fiquei impressionada com a história dessas duas mulheres: a escritora  Helen Keller , e sua dedicada professora, Anne Sullivan.


Nascida Helen Adams Keller
 27 de junho de 1880 – 1 de junho de 1968 (aos 87 anos) escritora norte-americana e ativista social. 

A vida de Helen Adams Keller é a história de uma criança que aos dezenove meses de idade ficou cega e surda e de sua luta árdua e vitoriosa para integrar-se na sociedade, tornando-se além de célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem-estar das pessoas portadoras de deficiências.
Cega e surda em decorrência de uma doença manifestada aos 19 meses de idade.

Ela foi a primeira (surdocega) pessoa a ganhar um grau de Bacharel em Artes.
imagem daqui:
Helen Adams Kellen
Anne Sullivan 
A incansável tarefa de Anne Sullivan ,( 14 de abril de 1866-Nova Iorque, 20 de outubro de 1936)  uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller,  se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam.  E para isso necessitou de muita coragem e persistência.

Anne Sullivan, também era deficiente visual ; havia sido quase cega, mas depois de nove operações, recuperou alguns graus da visão, e com  apenas 20 anos de idade, tornou-se instrutora de Keller. 
Era o início de uma relação de 49 anos.

Keller(aos 8 anos) com Anne Sullivan
image daqui:
Helen Keller e Anne Sullivan

“O dia mais importante de toda minha vida foi o da chegada de minha professora Sullivan. Fico profundamente emocionada, quando penso no contraste imensurável das duas vidas que se juntaram. Ela chegou no dia 3 de março do 1887, três meses antes de eu completar 7 anos” 

“Belos dias como estes, fazem o coração bater ao compasso de uma música que nenhum silêncio poderá destruir. É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a glória de viver”.
Keller
Helen Keller
"Aprendi, por exemplo, que a paciência é a preciosa virtude que nos faz vencer os mais terríveis obstáculos. Quando a possuímos, recebemos instrução sem aborrecimento e sacrifícios como quem passeia nos campos, com o espírito aberto a todas as impressões da natureza.
As noções assim se fixam no espírito, impelindo-o para grandes reflexões. "Saber é poder", diz o adágio, mas eu digo que "saber é ser feliz". Ter conhecimentos extensos e profundos é saber discernir o bem do mal, separar as coisas nobres das vis, e, portanto, saber achar a felicidade.
Ter conhecimento da cadeia de pensamentos e fatos que assinalaram as várias etapas da humanidade em marcha é perceber e entender as pulsações da alma através dos tempos. Quem nega o prodigioso esforço da humanidade para atingir a perfeição definitiva é verdadeiramente surdo ás harmonias da história e da vida".
Helen Keller

"Logo surge porém, um raio de esperança, e uma voz meiga murmura ao meu ouvido: "A alegria está em a gente esquecer de si mesma". Então procuro ter meu sol na luz do olhar dos outros, minha sinfonia na música que aos outros acalenta e minha felicidade no riso de toda a gente".
Helen Keller


Amara Mourige    

6 comentários:

  1. Lindas histórias e frases dessas duas mulheres!! Belo exemplo de vida!beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Amara, tudo bem?

    Linda mesmo.
    Exemplo de superação e exemplo de vida.

    bjs, ótimo início de semana.
    Hoje voltei com os posts lá no blog :)

    ResponderExcluir
  3. Amara, foi muito emocionante ler essa verdadeira saga de duas mulheres empenhadas e movidas pelo mesmo sentimento de luta para vencer barreiras, preconceitos, passividade. Olharam os horizontes e ignoraram as nuvens sombrias! Um abração Amara!

    ResponderExcluir
  4. Oi mana! História linda e emocionante destas mulheres.A fé a força de vontade faz superar barreiras que para muitos seriam intransponível.
    Tenhas uma semana linda! beijos

    ResponderExcluir
  5. Histórias de vida argumentada pela realidade, em que "presenciamos" lutas com vitórias...

    Paz e bem!!!

    Leandro Ruiz

    www.eu-e-o-tempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu vi essa história em filme quando era criança. Fiquei muito impressionada. Ainda mais por ser uma história real.
    Beijos, muitos!

    ResponderExcluir