Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um trabalho apaixonante, Maria Montessori

"Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições"
Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.

Maria Montessori  jovem
Maria Montessori,  nasceu em 31 agosto de 1870 Chiaravalle, no norte da Itália. Desde de muito jovem, manifestou interesse pelas  ciências, resultando em conflito com seus pais,que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora. Formou-se em medicina. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento.

Foi educadora, científica, médica psiquiatra, filósofa, psicóloga, feminista, humanista  italiana.

Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz as conexões corretas.

Os principais jogos criados por ela e que são utilizados nos dias de hoje são o Material Dourado e o Alfabeto Móvel.
" A inteligência da criança absorva amando e não com indiferença, isso é o que faz ver o invisível."

Frase de Maria Montessori

Material educativo / Maria Montessori / Itália / 1920

A primeira idéia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.

Frase de Maria Montessori - pedagogia

"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"

Frase de Maria Montessori.



Para pensar


O principal legado da italiana Maria Montessori foi afirmar que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo. "Todo conhecimento passa por uma prática e a escola deve facilitar o acesso a ela", diz a educadora Talita de Oliveira Almeida. É o que Montessori chamou de "ajude-me a agir por mim mesmo". 





Amara Mourige    

10 comentários:

  1. Muito usei desse material dela.Linda história essa mulher que tanto fez. Até hoje, Neno por exemplo, adorou o material dourado. Usam ainda nos primeiros nos. beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Este método educacional é uma maravilha. Incentiva a criança a pensar desde pequena. São poucas as escolas que adotam esta metodologia, não é difícil imaginar o porquê. Quando eu dava aulas, empregávamos sempre Piaget, Montessori diziam que a criança teria mais dificuldades na adaptação na vida lá fora.
    Mas hoje há uma necessidade cada vez mais urgente de se fazer pensar.
    Belíssimo post, Amara, parabéns pelo cuidado, pela pesquisa,pela idéia de trazer Montessori.

    Recebi no meu blog uma visita especial, sua irmã, Arlete. Fiquei super feliz qdo soube. Muito delicada também, como voce. Eu acho que tem dedinho do destino nessa história, quem sabe (outras vidas)? eu gosto muito de voces! tenho um carinho especial por todas voces. Fala pra Ro que estou com muitas saudades dela e que lhe envio um beijo enorme!!
    Um beijo com muito carinho, Amara querida!!

    ResponderExcluir
  3. Oii Amara, que mulher incrível vc nos apresentou, esse método que ela criou eu conhecia mas não sabia da história por trás, eu concordo com o potencial de aprendizado que defendia sobre as crianças! Gostei muito! Abraçoosss e ótimo fimdesemana!

    ResponderExcluir
  4. Amara, estou aqui encantada com a beleza de Montessori. Na década de 80, fiz um ano de curso só sobre sua metodologia, com um casal que além da escolinha, fabricavam o material todinho dela. Eu então me apaixonei por ela. Que beleza alguém ter se lembrado ela! Grande abraço e feliz fds! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amara,um trabalho apaixonante mesmo!Usei muito esse material dourado,é fantástico e as crianças aprendem brincando!bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amara! entrei para conhecer teu blog, gostei muito porque ta=mbém sou professora do Fundamental e já trabalhei muito com esse material, trabalhei porque ainda estou na ativa apesar da idade não tenho tempo de serviço, mas atualmente estou na coordenação. Mas na ativa ensimo o Normal Médio e Maria Montesssory não fica de fora dos estudos. Já estou seguindo e convido você a conhecer o meu , se gostar participa. Tem sorteio no blog, veja Marcadores, primeiro sorteio. Tem livros inclusive de Páticas Pedagógicas. Abraçoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Amara...
    Apaixonante sua postagem...Agradeço por compartilhar essa linda postagem sobre Montessori...Adorei!
    Otimo domingo e uma Semana maravilhosa!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  8. Oi mara!!Linda postagem ,esta mulher foi mesmo maravilhosa,ainda nais na época que viveu.Parabéns!!


    uma boa semana.beijos

    ResponderExcluir
  9. Uma verdadeira maravilha!Aplausos de pé para esta mulher fantástica e muito obrigada por compartilhar.
    beijinhos...(estou pronta pra outra...rs)

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre metodo de alfabetização Montessoriana e não estou encontrando passo a passo do metodo, tipo todo o material que é utilizado, quando as crianças começam a reconhecer as letras.
    Seria possivel me enviar algum conteudo?
    Muito obrigada
    prisalmeida2@terra.com.br

    ResponderExcluir