Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

domingo, 1 de abril de 2012

Dia da Mentira

O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, é celebrado no dia 1º de abril e é uma data onde as pessoas contam mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Que nariz grande!


Mentira tem perna curta? É o que dizem por aí… O povo também fala que ela nunca vai sozinha, pois se não for remendada com outra, logo arrebenta. E quem não se lembra de Pinóquio, o boneco de madeira que, quando mentia, via seu nariz crescer?

Ele é um boneco de madeira construído pelo carpinteiro Gepeto. Ganha vida e tem uma vontade enorme de virar menino de carne e osso. Mas acaba se metendo em várias confusões e, toda vez que mente, seu nariz cresce.

Pinóquio tem dois amigos que o orientam para fazer as coisas certas: a Fada do Carvalho e o Grilo Falante. Mas nem sempre ele escuta os amigos e acaba aprendendo na marra o que é certo fazer.

As aventuras de Pinóquio foi escrito pelo italiano Carlo Collodi e publicada em 1883. Em 1940 virou desenho animado pela mãos de Walt Disney. É legal ler e assistir!

Veja agora algumas mentirinhas super comuns: você já caiu nessas?

Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando!
Somos apenas bons amigos.
Estou sem troco, leve uma balinha.
Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
Puxa, como você emagreceu!
Essa roupa é a sua cara!
Não vou contar pra ninguém!
Eu não pude evitar

 
Amara Mourige   

Nenhum comentário:

Postar um comentário