Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

domingo, 10 de julho de 2011

Uma cadeira genial com um design super alegre.


Está cadeira de rodas genial, com um design super alegre,  foi projetada por estudantes da última série do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia.
Obrigada meninos pela sensibilidade

Mas,infelizmente,a cadeira não foi produzida.

Quando, alguém vai ter a sensibilidade de pensar na criança cadeirante? Já é hora termos um olhar mais atento,senhores fabricantes, vamos pensar um pouco  nas crianças com necessidades especiais e não só no produto. Inclusão é lei.

Estudantes da última série do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia criaram um produto para facilitar a mobilidade de crianças com necessidades especiais. O grande diferencial está no fato de que os alunos desenvolveram uma cadeira de rodas que desperta o interesse não só da criança com necessidades especiais, mas também de qualquer criança, combinando facilidade de movimento com design inusitado e atrativo, tornando o seu uso prazeroso e divertido, em vez de ser um simples instrumento de movimentação, ao qual a criança sente-se presa.




Batizada de Color Trek a cadeira de rodas, desenvolvida como tema de trabalho de conclusão de curso, é movimentada por propulsão humana, porem acionada por um sistema de alavancas e catracas individuais, que quando movimentadas para frente ou para trás, proporcionam o giro das rodas. Essa inovação torna o produto atrativo e divertido para as crianças de seis a doze anos, além de reduzir o gasto de energia do usuário durante o uso.

Design como diferencial

A ideia de criar uma cadeira diferenciada surgiu após o grupo observar uma criança cadeirante em espaço público, ficando impressionados com a sensação de impotência aparentada pela criança. Os estudantes decidiram, então, criar um produto que proporcionasse às crianças a liberdade de brincar e movimentar-se independentemente, atividades tão necessárias no desenvolvimento da criança e com isso melhorar a autoestima e suprir carências emocionais típicas de crianças que não possuem o movimento das pernas ou têm a mobilidade debilitada da cintura para baixo.
Segundo os estudantes, a maioria dos modelos de cadeiras de rodas disponíveis atualmente no mercado não possuem atrativos em seu design. O sistema de tração por alavancas utilizados no projeto já é empregado em alguns modelos, mas com a única finalidade de facilitar a sua utilização, enquanto que o produto desenvolvido pelos estudantes trata primordialmente de divertir a criança com a utilização inusitada, de mover a cadeira pra frente e para trás. Outro diferencial que a Color Trek possui é uma espécie de patinete, que pode ser acoplada na parte traseira da cadeira e que possibilita a interação entre o usuário e uma segunda pessoa.
A cadeira de rodas especial para crianças foi desenvolvida pelos alunos Diego Henrique Santana Alfaro, Edson Baldan da Silva e Filipe Villar Fiorini e será apresentada durante aEUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.
Quem, pode me informar o fabricante dessa outra cadeira de rodas?
Amara Mourige

7 comentários:

  1. Oi Amara!!
    Que interessante essa cadeira.. Mto legal!!
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amara!
    Sou assessora de imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia e acredito que houve algum erro ao digitar o 2º parágrafo: "Mas,felizmente,a cadeira não foi produzida.". Não entrei em contato diretamente pois não encontrei seu endereço de email.
    Fico à disposição, Milly

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, estamos seguindo e esperando sua visita

    bjs

    Jak

    www.kakaejak.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OLá, Amara! uma matéria super importante! voce tem que divulgá-la mais. Entre nos blogs convidando para virem ler. É um tema importantíssimo.
    Parabéns pelo post, linda!

    Um beijo com carinho
    Liz

    ResponderExcluir
  5. olá, trazendo bjks e retribuindo o carinho .. LIN

    ResponderExcluir
  6. Olá a Todos, ficou muito, digo muitissimo grato pela repercussão de nosso trabalho de graduação a Color Trek ,e ainda mais existir pessoas que gostem do projeto até hoje,digo isso porque o trabalho foi feito em graduação no ano letivo de 2010, infelizmente não foi produzida,somente o protótipo em escala para demonstração, tentamos, ainda não desistimos, porque sabemos que a idéia é muito boa, e com fundamento, pois nesta aréa não temos nada relacionado as crianças.

    Atenciosamente, Filipe Fiorini, deixarei meu e-mail particular, na razão de interessar mais algumas pessoas a saberem mais sobre nosso projeto.

    E-mail - filipe.fiorini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá a Todos, ficou muito, digo muitissimo grato pela repercussão de nosso trabalho de graduação a Color Trek ,e ainda mais existir pessoas que gostem do projeto até hoje,digo isso porque o trabalho foi feito em graduação no ano letivo de 2010, infelizmente não foi produzida,somente o protótipo em escala para demonstração, tentamos, ainda não desistimos, porque sabemos que a idéia é muito boa, e com fundamento, pois nesta aréa não temos nada relacionado as crianças.

    Atenciosamente, Filipe Fiorini, deixarei meu e-mail particular, na razão de interessar mais algumas pessoas a saberem mais sobre nosso projeto.

    E-mail - filipe.fiorini@hotmail.com

    ResponderExcluir