Ángela Morgan

Belíssima ilustração do meu cabeçalho é da ilustradora - Ángela Morgan

sábado, 28 de maio de 2011

Histórias que meu pai contava

Fotos do Google
Hoje estou com  saudade do meu pai, ele era um homem  brincalhão,  alegre,  adora cantar e contar histórias.
 Quando menina ouvi muitas estórias envolvente que  meu pai contava.
Gostava de contar histórias de animais quase todas  sobre o  macaco e a onça.
Histórias  em que a onça sempre tenta comer  o macaco e é enganada  porque o macaco é muito mais esperto e inteligente.
- Histórias que eram contadas pelos índios e que estiveram e ainda continuam   presente na nossa cultura.

- Uma de tantas histórias que ele contava...

O macaco e a Onça
O macaco andou fazendo pouco-caso da onça.
- Vou dar cabo desse danado -  pensou a onça, por conta!
E fez correr o boato de que havia morrido. O macaco ficou louco para ver a defunta. Mas, como sempre, estava desconfiado:
- Hum! Esta morte não me cheira bem...
Foi chegando à casa da onça e viu os parentes dela chorando. Bem a salvo, pendurado num galho de árvore, indagou:
- A falecida já espirrou?
- Por que? - perguntaram os parentes.
- Ora, quem morre sempre dá seu último espirro... - comentou ele, matreiro.
A onça ouviu tudo. Fingia-se de morta para agarrar o macaco. E, caindo na conversa dele, tratou de espirrar: - Atchim!
E o macaco? Safou-se gritando:
- Está viva, marota! Onde já se viu defunto espirrar?
A onça levantou-se, furiosa; e o macaco continuou a dizer-se mais esperto do que ela.
Amara Mourige

Nenhum comentário:

Postar um comentário